VACINA GRATUITA CONTRA A DENGUE
Nem todos os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos residentes em Murutinga do Sul sabem, mas a vacina gratuita contra a dengue também está disponível na rede municipal de Saúde.
Segundo a secretária da Pasta, Luzinete Ottoboni, os levantamentos oficiais indicam que o município possui 241 adolescentes nesta faixa etária. Porém, desde o início da campanha de vacinação em 30 de maio do ano passado, apenas 51 deles procuraram os serviços de Saúde de Murutinga do Sul para iniciarem o processo de imunização que segue duas etapas de vacinação.

“A dengue é uma doença séria, mas a prevenção está ao nosso alcance. Além dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito, contamos com a vacina contra a dengue, disponível gratuitamente no SUS, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal é composto por 2 doses, com intervalo de 3 meses entre elas. Esse cuidado ajuda a proteger quem está entre os grupos mais hospitalizados e também toda a nossa comunidade”, alerta e incentiva Luzinete.
AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO
Para sensibilizar o público, a secretária de Saúde aprovou a divulgação de vídeos do instituto Conheça Dengue, que tratam o assunto com a seriedade que a dengue merece.
Além disso, com o início do período de chuvas repentinas e densas em grande parte do país, a Secretaria de Saúde de Murutinga do Sul intensificou os trabalhos de conscientização e combate à dengue em todo o território urbano do município.

Luzinete informou à nossa redação que, nesta semana, todos os Agentes de Saúde de Murutinga do Sul estão envolvidos em um amplo mutirão que percorre todas as propriedades da cidade em busca de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar os moradores com os cuidados que devem tomar.

“A Prefeitura de Murutinga está fazendo a sua parte, mas esta luta contra a dengue é uma batalha diária que envolve todos os cidadãos. Por isso, quando nossos agentes de saúde chegarem em seus lares, receba-os bem e permita que eles realizem a vistoria e transmitam as recomendações de prevenção para você e sua família. E, caso você tenha crianças ou adolescentes de 10 a 14 anos em casa que ainda não tenham sido vacinados, procure a unidade de saúde mais perto e proteja eles contra a dengue”, destacou Luzinete.

Continue acompanhando as notícias aqui no JBR – Jornal Brasil Regional, também em nossos portais da rede JBR Castilho Notícias, Castilho SP, Jornal de Ilha Solteira, Jornal de Itapura, Jornal de Andradina, Jornal de Guaraçaí, Jornal de Murutinga do Sul, Três Lagoas MS, Casa e Jardim, B10, Web10.
Sou Valdei José, jornalista profissional e editor-chefe do Castilho Notícias (News).
Com foco na apuração local, dedico-me a cobrir os fatos de Castilho e Região (SP) com o máximo de transparência e rigor ético. Minha experiência é formalizada sob o Registro Profissional MTE 1134/MS, garantindo a alta autoridade do nosso jornalismo.
Minha missão é trazer a verdade com credibilidade para a comunidade.
Além da cobertura local, sou parte da equipe do portal nacional Jornal Brasil Regional (JBR.JOR.BR), reforçando nosso compromisso com a qualidade em todo o país.
Áreas de Expertise: Política Municipal, Segurança Pública, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Contato Profissional: contato@murutinga.jor.br
https://www.linkedin.com/in/valdei-jose-jornalista/

